No dia 23 de abril, durante a visita à Usina Hidrelétrica de Belo Monte, a Associação Brasileira das Empresas Geradoras de Energia Elétrica (Abrage) apresentou a um grupo de jornalistas sua visão para um setor elétrico mais eficiente, tendo a fonte hídrica como protagonista. A Abrage defende que a hidroeletricidade é essencial para garantir a segurança energética, a modicidade tarifária e um futuro mais sustentável para o Brasil.
A Abrage enfatizou a importância da realização do Leilão de Reserva de Capacidade (LRCAP) em 2025, com a participação de projetos hidrelétricos, como medida essencial para assegurar o atendimento à demanda e a estabilidade do sistema elétrico. A associação alertou para os atrasos causados por judicializações e destacou o potencial de projetos hidrelétricos avançados, que representam uma expansão da capacidade com a menor impacto ambiental.
Diante do crescente uso de fontes renováveis intermitentes, a Abrage também promove o uso de usinas reversíveis, consideradas “GIGA BATERIAS” para o armazenamento de energia, como solução estratégica para garantir o suprimento. Na apresentação também ressaltou-se o potencial do Brasil nesse tipo de tecnologia, a sua liderança global e os benefícios em termos de segurança, estabilidade da rede, retomada industrial e uso estratégico da água.