Seminário Competividade, Descarbonização e Transição: O papel Estratégico da Matriz e Elétrica Brasileira

No dia 16/06, no Rio de Janeiro, a Abrage marcou presença no evento promovido pelo CEBDS e pelo iCS, em parceria com a PSR e o Instituto E+ Transição Energética. Integrando o painel técnico focado em geração de energia, a associação defendeu que o segmento deve exercer um papel de liderança ativa na transição energética do país. Para que esse protagonismo seja viável e sustentável, a Abrage apontou quatro frentes fundamentais: a valorização justa dos atributos da geração (como capacidade e flexibilidade) por meio de mecanismos de preços eficientes e sem subsídios desordenados; a garantia de previsibilidade regulatória e estabilidade institucional; o estímulo à inovação e à flexibilidade por meio da modernização de ativos e novas tecnologias de armazenamento, como as usinas reversíveis; e, por fim, o fortalecimento da eletrificação limpa como o vetor mais rápido e seguro para descarbonizar setores intensivos, a exemplo da indústria, dos transportes, dos data centers e do hidrogênio verde.

Reunindo sua experiência histórica em segurança e confiabilidade com a disposição contínua para inovar, a Abrage sintetizou sua visão de futuro para o setor em um direcionamento claro: “Manter o que já é exemplar, corrigir o que gera distorções e planejar o que ainda precisa evoluir”. A associação reforçou que o Brasil possui todas as condições para consolidar-se como a grande referência mundial em eletricidade limpa, competitiva e resiliente. Com responsabilidade técnica e compromisso com o desenvolvimento sustentável, o setor de geração está pronto e preparado para capitanear esse movimento, assegurando que a expansão da matriz ocorra com eficiência de mercado, segurança sistêmica e absoluto respeito ao consumidor.

Rolar para cima